Atualize a carteira de vacina na volta às aulas

É na infância, que construímos imunidade para uma vida. Por isso, a imunização surge como uma aliada para a promoção da saúde – bem como para evitar uma gama de doenças perigosíssimas.

Férias escolares

As férias escolares trazem consigo um olhar atento para as vacinas. Nessa época, muitas crianças viajam para visitar a família – na pandemia houve a questão do isolamento, mas as férias serem foram uma constante. Aquelas que não viajam acabam tendo mais interação nas festas de fim de ano. Por conta disso, a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar doenças de todos os tipos.

Por isso, os pais precisam garantir que os pequenos estejam com a carteirinha de vacinação atualizada. Assim como todos os outros membros da família, claro!

Retorno às aulas

Nas férias, as crianças e adolescentes costumam ter uma rotina diferente a do período escolar. Por isso, a importância de um período de adaptação quanto aos horários na volta às aulas. Com o retorno das atividades, o contato com outras crianças propicia a exposição a micro-organismos (bactérias e vírus) que causam doenças.

Esses primeiros dias de retorno escolar são uma mistura da euforia das crianças para rever os amiguinhos e a preocupação dos pais com as possíveis doenças do início do ano letivo. O contágio nas escolas acontece mais facilmente porque a exposição aos micro-organismos passa a ser mais frequente e por isso a imunização é tão importante.

Por que imunizar é importante?

Doenças como catapora, gripe, tuberculose e meningite são apenas algumas que podem ser combatidas com vacinas. A imunização das crianças já erradicou diversas doenças no Brasil que há anos não são registrados casos.

A atualização da carteira de vacina não protege somente a criança, mas sim toda a sociedade, pois uma pessoa não vacinada pode contagiar uma vacinada. Ou uma pessoa que não se pode mesmo vacinar, por ser imunocomprometida. A segurança coletiva depende de elevadas taxas de vacinação.

Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada. Outras vacinas também são importantes como gripe e dengue.

A imunização alavanca a imunidade, previne doenças, evita mortes e traz benefícios para todos. Portanto, é uma ação que precisa ser colocada como prioridade.

Volta às aulas e imunização contra meningites, pneumonia e gripe

O período de volta às aulas trás uma preocupação séria com relação à imunização – e não somente pela situação que o povo vem passando com o coronavírus.

Todos os anos existem surtos de meningites mas outras vacinas que merecem atenção especial são Pneumo 13 e a Pneumo 23. Responsáveis por prevenir doenças causadas por pneumococos, tais vacinas evitam quadros de pneumonia e infecções relacionadas. Como todos sabem, a pneumonia é uma das principais intercorrências desagradáveis da COVID-19.

Enquanto não tivermos uma vacina efetiva para o coronavírus, ao menos a pneumo 13 e a 23 podem ajudar a prevenir complicações envolvidas com pneumonia – caso, infelizmente, a pessoa contraia a doença.

Pensando ainda sobre o COVID-19, a vacina da gripe nunca se mostrou tão importante. Afinal: com sintomas tão parecidos, uma pessoa vacinada contra a gripe facilita o próprio diagnóstico para COVID-19.

Claro que uma série de vacinas são essenciais na carteirinha de vacinação. Mas citamos 3 delas para poder exemplificar como a imunização pode ajudar o Brasil – principalmente em meio ao cenário que estamos enfrentando.

Carteira de vacinação atualizada é lei

A partir de 2020, o Senado aprovou um projeto de lei interessante. Ele prevê que escolas de todo o Brasil exijam a carteira de vacinação dos estudantes no momento da matrícula.

Embora toda a legislação ainda não esteja em pleno vigor, há uma série de colégios que já pedem para que os pais providenciem a imunização necessária durante a rematrícula.

Vale ressaltar que nenhuma criança ou adolescente será proibida de estudar por não possuir as vacinas básicas. No entanto, o projeto de lei estimula para que a vacinação seja efetuada – dando um período para que a carteirinha de vacinas fique preenchida.

Volta às aulas x Pandemia

No momento de volta às aulas 2021, principalmente pós-pandemia, com certeza mais instituições de ensino façam questão de estimular a vacinação entre os alunos. Portanto, se tornará mais comum a necessidade de garantir que a carteirinha de vacinas esteja o mais completa possível – principalmente para as principais vacinas, de acordo com a faixa etária do indivíduo.

Não faz ideia de quais vacinas são essenciais para o seu filho? Fique tranquilo! Conte com a Perfil Clínica de Vacinas para deixar a carteirinha de vacinação em dia. Independente da volta às aulas, férias ou pandemia de COVID-19, sua família merece essa segurança.

Deixe um comentário

Captcha *