Como deve ser a conservação das vacinas

As vacinas, pela própria composição, são produtos extremamente vulneráveis aos agentes físicos como luz e calor. Portanto, é de extrema importância o acondicionamento em equipamentos dedicados ao armazenamento e o controle permanente da temperatura.

A conservação das vacinas é feita através desse sistema que inclui: o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.

Além disso, as câmaras de conservação deverão ser usadas restrita e exclusivamente para o armazenamento dos imunobiológicos. Em hipótese alguma deve-se compartilhar o uso com alimentos, bebidas ou outros produtos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, todas as variações de temperaturas que uma vacina pode vir a sofrer na falha de algumas dessas etapas são cumulativas e podem comprometer sua eficácia.

Da mesma forma, uma questão que deve ficar bem clara é que, NUNCA a conservação de vacinas pode ser feita em uma geladeira comum. Por que não pode?

Uma geladeira comum não tem:

– Sistema de controle da temperatura programável para atuar na temperatura ideal do item armazenado;
– Sistema de alarme para operador;
– Registro das temperaturas mínimas e máximas que os produtos armazenados estiveram sujeitos;
– Sistemas de alarme com dispositivos discadores para um telefone fixo ou móvel;
– Sistema de controle e gerenciamento via WEB;
– Sistema de nobreak capaz de manter todo sistema eletrônico e de frio em funcionamento por pelo menos 12 horas;
– Circulação ar para homogenizar a temperatura interna do ar.

Venha conhecer a nossa estrutura!

A Perfil Clínica de Vacinas conta com um moderno sistema de refrigeração de vacinas controlado por software 24h por dia e com gerador próprio que mantém as vacinas entre 2 e 8 graus (temperatura adequada para garantir a eficácia dos imunobiológicos). em outras palavras, em caso de falta de energia a segurança e confiabilidade estarão garantidas.

Caso ocorra qualquer alteração na temperatura ideal de armazenamento das vacinas, nossa câmara fria soa um alarme e disca automaticamente para alguns números de telefones pré cadastrado para avisar.

Em conclusão, tudo isso é pra garantir a segurança e a eficácia das nossas vacinas, em outras palavas, para Perfil Vacinas segurança é inegociável!

Ainda com dúvidas? Acesse nossa área de Perguntas e Respostas

Deixe um comentário

Captcha *