O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
É um conjunto de orientações específicas para cada faixa etária e também visando à saúde do trabalhador exposto a riscos. Os calendários contemplam também as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Por que é importante respeitar o Calendário de Vacinação?
Para reduzir a incidência de doenças e proteger a população, é importante seguir o calendário de vacinas e participar das campanhas.
Logo que o bebê nasce já precisa ser imunizado. Muitos pais ficam com dó devido ao número grande de vacinas que devem ser aplicadas até o primeiro ano de vida, mas é preciso ter em mente que as vacinas são garantia de saúde.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato. Da mesma forma, contribui para aumentar a circulação de doenças.
Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
Abaixo, relacionamos a faixa etária com um link para o Calendário específico para cada idade.