Calendário de Vacinação

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

É um conjunto de orientações específicas para cada faixa etária e também visando à saúde do trabalhador exposto a riscos. Os calendários contemplam também as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Por que é importante respeitar o Calendário de Vacinação?

Para reduzir a incidência de doenças e proteger a população, é importante seguir o calendário de vacinas e participar das campanhas.

Logo que o bebê nasce já precisa ser imunizado. Muitos pais ficam com dó devido ao número grande de vacinas que devem ser aplicadas até o primeiro ano de vida, mas é preciso ter em mente que as vacinas são garantia de saúde.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato. Da mesma forma, contribui para aumentar a circulação de doenças.

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

Abaixo, relacionamos a faixa etária com um link para o Calendário específico para cada idade.

Calendário de Vacinas

Calendário de Vacinação para Bebês Prematuros. – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Crianças de 0 a 10 anos – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Adolescente de 11 a 19 anos – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Gestantes – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Adultos de 20 a 59 anos – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Idoso acima de 60 anos – Veja aqui

Calendário de Vacinação para Pacientes Ocupacionais – Veja aqui

Calendário Único

WhatsApp chat